|
|
|
(11) 4062-0096 São Paulo (21) 4062-0085 Rio de Janeiro (31) 4062-0037
Belo Horizonte (41) 4062-0077 Curitiba (51) 4062-0216 Porto Alegre
(71) 2626-2963 Salvador (81) 2626-4136 Recife |
|
|
|
|
ATENÇÃO!
|
Haverá conversão de banco de dados, portanto é necessário fazer uma cópia de
segurança (Backup) do banco de dados atual antes da instalação.
|
|
FOLHA DE PAGAMENTO
Versão 1.00.0346 19/01/2010 |
Download
|
Tabelas
|
Novo! Empresas:
foram feitas as seguintes alterações:
- Na guia 'Empresa': foi acrescentado o campo 'Inscrição Estadual';
- Na guia 'INSS': o título do campo 'Acidente de Trabalho' foi alterado para 'RAT'
(Riscos Ambientais do Trabalho);
- na guia 'INSS': foi acrescentado o campo 'FAP' (Fator Acidentário de Prevenção)
para indicar qual será o fator que deverá ser aplicado sobre o percentual de "RAT - Riscos Ambientais do Trabalho". Esse fator, que varia de 0,5 a 2 pontos, pode reduzir, manter ou até dobrar a alíquota de RAT da empresa.
Exemplo: Para a empresa com “RAT = 1,00” e o 'FAP = 0,5" ponto, a contribuição de acidente de trabalho da empresa diminuirá para "0,5%" (% RAT 1,00 x FAP 0,5).
OBS: Por enquanto, o 'FAP' não será exportado pela Folha para o sistema SEFIP porque a CEF ainda não disponibilizou essa opção. Sendo assim, essa informação deverá ser acrescentada manualmente dentro do sistema SEFIP, após a importação da Folha, na guia 'Movimento', clicando no nome da empresa para abrir o 'Movimento de Empresa' e usando o botão
<Dados do Movimento>.
- Na guia 'Tributos': foi acrescentada a opção 'Calcular PIS', portanto, agora, só será calculado e emitido o valor do PIS para as empresas que estiverem com essa opção marcada.
OBS: O resultado apurado será demonstrado no
relatório de Folha de Pagamento, no bloco de 'Bases', através dos novos eventos
"309-Base PIS" e "310-Valor PIS". Sendo assim, esses valores também poderão
participar dos relatórios contábeis, basta incluir em 'Tabelas | Eventos' as
contas contábeis para eles.
Atenção! IRRF: a partir de 01/01/2010 passa a
vigorar uma nova tabela de Imposto de Renda. Portanto, a partir da
competência janeiro/2010, ajuste manualmente, em 'Tabelas | IRRF', os
valores das duas guias (1ª guia 'Janeiro/2010' e 2ª guia 'Fevereiro/2010')
conforme a tabela publicada em nosso site:
http://www.quarta.com.br/tabelas/.
Atenção! INSS: a partir de 01/01/2010 passa a
vigorar uma nova tabela de INSS. Portanto, a partir da
competência janeiro/2010, ajuste manualmente, em 'Tabelas | INSS', os
valores seguindo a tabela publicada em nosso site:
http://www.quarta.com.br/tabelas/.
OBS: Será necessário atualizar também a tabela de INSS do sistema SEFIP,
através do arquivo "Auxiliar.exe",
para que os valores de INSS fiquem de acordo com
a Folha de Pagamento, mas, a CEF ainda não disponibilizou esse arquivo. Portanto, fique atento as notícias e atualizações publicadas em
nosso site e no site da CEF.
|
Funcionários
|
Mais Cadastro | Notas: quando algum campo da tela
de Mais Cadastro era alterado e ao final dessas alterações era inserido algum
conteúdo no campo 'Notas', essa última alteração, ou seja, a atualização de
'Notas', não era gravada. Corrigido.
Detalhe: Quando o último campo alterado não era
'Notas', todas as modificações eram gravadas.
|
Relatórios
|
Novo! Foram acrescentadas as seguintes novidades:
Recibo de Pagamento: foram feitas as seguintes alterações:
- Criada a opção para 'Salvar cada recibo, em arquivo PDF' podendo, inclusive,
escolher em que pasta serão salvos esses documentos;
- Agora, ao usar a opção 'Enviar o recibo para cada funcionário, por correio
(email)' o documento será gerado automaticamente em "arquivo PDF". Isso
facilitará a consulta remota desse documento, ou seja, em qualquer máquina que
contenha o
Adobe Reader.
- As opções do bloco 'Imprimir' foram reordenadas, porém nenhum item foi
modificado.
Pagamentos | Arquivos
para Bancos: acrescentada a opção 'Utilizar para débito a empresa: xxx' que
possibilita especificar qual empresa irá efetuar o pagamento. Isso permite que
os funcionários vinculados a uma determinada empresa recebam o pagamento através
de outra empresa.
Guias e Declarações | CAGED/ACI: foram feitas as alterações necessárias para a nova
versão do sistema "CAGED/ACI - versão 4.01" que será usada a partir da
competência janeiro/2010. A nova versão desse aplicativo já está em nosso site:
http://www.quarta.com.br/downloads/governo.aspx
Guias e Declarações | Contribuição Sindical: seguindo a
Nota Técnica SRT/MTE nº 202/2009 - Item 3 (arquivo em 'PDF'), agora,
na relação de empregados em modo gráfico passa a imprimir também o "número do
PIS".
Gerenciais |
Informações Pessoais:
acrescentada opção para imprimir esse relatório em "Formato Gráfico".
|
Fechamento
|
Provisões: acrescentada a opção para calcular "Férias por Período
Aquisitivo". Exemplo: de 14/Mai até 30/Set = 5 avos, sendo:
de 14/Mai até 13/Set = 4 avos + 1 avo (de 14/Set até 30/Set = 16 dias).
Integração Contábil:
foram feitas as seguintes alterações:
- Layout 16-RADAR: passa a imprimir a "Data de Integração" no início de cada
registro (posições de 1 a 6) que funcionará como "número do documento";
- Layout 27-QAD: novo layout;
- Layout 28-SICOOB/BR: novo layout.
RAIS:
efetuamos alguns ajustes nessa nova versão para gerar a RAIS do ano-base 2009,
portanto, será necessário instalá-la para concluir essa declaração com sucesso.
Já estão disponíveis em nosso site os programas GDRAIS2009, RAISNET e também o
manual 2009.
O período de entrega da declaração da RAIS do "ano base 2009" é de 14/01/2010 até 26/03/2010.
DIRF: já está disponível para download em nosso site o programa
'DIRF2010 V1.0 (PGD - Programa Gerador da DIRF 2010)'.
Para obter instruções sobre a DIRF, consulte o botão <Ajuda> em
'Fechamento | DIRF' ou consulte em nosso site a Notícia:
DIRF 2010 - Ano-Calendário 2009.
A DIRF relativa ao ano-calendário de 2009 deverá ser entregue até às 23h59min, horário de Brasília, de 26 de fevereiro de 2010.
Comprovante de Rendimentos (formato gráfico): agora, ao selecionar a opção
'Enviar o comprovante, em arquivo PDF, por correio eletrônico (email), passa a
gerar esse relatório em 'PDF' (Acrobat Format) ao invés de 'RPT' (Crystal
Reports)'.
|
Ferramentas
|
Gerencias | Excluir módulos do sistema: acrescentada opção para excluir as tabelas do novo módulo
'Tomador', quando este processo for solicitado pelo sistema.
O novo módulo 'Tomador
Quarta RH', além de possibilitar a geração do SEFIP por Tomador declarando
os lançamentos dos funcionários de acordo com o período trabalhado em cada
Tomador, também é uma ferramenta extremamente útil para quem deseja obter
detalhes sobre a composição da declaração que será gravada para o SEFIP, o que
facilita a conferência e correção da declaração.
Aqueles que tiverem interesse em avaliar o módulo 'Tomador Quarta RH', por
gentileza, entrem em contato conosco.
Opções | Gerais: atenção para os seguintes detalhes:
- Bloco 'Impressão': acrescentada a opção "Imprimir número indicador de ordem alfabética no Recibo de Pagamento". Quando essa opção estiver marcada, após o cálculo da folha de pagamento, será emitido, no canto superior direito do cabeçalho do recibo de pagamento, um número indicando a sequência de impressão do recibo do funcionário de acordo com a ordem alfabética dos cadastros existentes no mês.
- Bloco 'Outros': de acordo com a
Medida Provisória nº 474 de 23/12/2009 , a partir
de 01/01/2010 o salário mínimo passa a ser R$ 510,00. Portanto, a partir da
competência janeiro/2010 será necessário atualizar, manualmente, o campo
"Salário Mínimo".
|
|
REGISTRO
Versão 1.00.0117 19/01/2010
|
Download
|
|
Conversão de Banco de Dados: não há alterações para esse módulo, entretanto,
é necessário instalar essa nova versão para trabalhar com o Banco de Dados convertido pelos
outros sistemas Quarta RH.
|
|
PONTO
Versão 1.00.0112 19/01/2010
|
Download
|
Relatórios
|
Espelho: agora, em todos os relatórios de espelho, em modo gráfico, será
impresso o campo 'Crachá'.
|
Ferramentas
|
Novo! Foram acrescentadas as seguintes novidades:
Lançamentos
Globais: foram adicionadas as opções 'Mudar campo: Utiliza banco de folgas'
e 'Mudar campo: Perfil'.
Opções | Relógio: foi adicionado o novo layout de relógio "Henry Card I
(Formato 2)".
Opções | Tolerâncias: foi adicionado o campo 'Aplicar as tolerâncias também
para Adicional Noturno'.
|
|
BANCO DE HORAS
Versão 1.00.0036 19/01/2010
|
Download
|
|
Conversão de Banco de Dados: não há alterações para esse módulo, entretanto,
é necessário instalar essa nova versão para trabalhar com o Banco de Dados convertido pelos
outros sistemas Quarta RH.
|
|
SEGURANÇA E SAÚDE
Versão 1.00.0029 19/01/2010
|
Download
|
|
Conversão de Banco de Dados: não há alterações para esse módulo, entretanto,
é necessário instalar essa nova versão para trabalhar com o Banco de Dados convertido pelos
outros sistemas Quarta RH.
|
|
BENEFÍCIOS
Versão 1.00.0016 19/01/2010
|
Download
|
|
Conversão de Banco de Dados: não há alterações para esse módulo, entretanto,
é necessário instalar essa nova versão para trabalhar com o Banco de Dados convertido pelos
outros sistemas Quarta RH.
|
|
TREINAMENTO
Versão 1.00.0014 19/01/2010
|
Download
|
|
Conversão de Banco de Dados: não há alterações para esse módulo, entretanto,
é necessário instalar essa nova versão para trabalhar com o Banco de Dados convertido pelos
outros sistemas Quarta RH.
|
|
AJUDA
Versão 1.00.0011 19/01/2010
|
Download |
Ajuda
|
Nesta versão destacamos os seguintes tópicos:
No módulo Folha de Pagamento:
No módulo Benefícios:
-
Tabelas | Seguradoras:
localizado no item 'Conteúdo' em 'Benefícios | Tabelas | Seguradoras';
-
Tabelas | Seguradoras - Planos:
localizado no item 'Conteúdo' em 'Benefícios | Tabelas | Seguradoras - Planos';
-
Benefícios | Assistência Médica:
localizado no item 'Conteúdo' em 'Benefícios | Benefícios | Assistência Médica';
-
Relatórios | Assistência Médica | Histórico:
localizado no item 'Conteúdo' em 'Benefícios | Relatórios | Assistência Médica |
Histórico';
-
Relatórios | Assistência Médica | Funcionários por Seguradora:
localizado no item 'Conteúdo' em 'Benefícios | Relatórios | Assistência Médica |
Funcionários por Seguradora'.
OBS: Todos esses tópicos também poderão ser
acessados através dos botões de Ajuda, localizados nas respectivas telas.
O Ajuda Quarta RH é instalado automaticamente junto com o sistema de Folha de
Pagamento, porém aqueles que não utilizam esse sistema poderão fazer o download
e instalação à parte dessa nova versão, gratuitamente..
|
Equipe Quarta Informática
Email:
suporte@quarta.com.br
Skype:
suporte.quarta *
* Skype é de uso
preferencial para clientes fora da grande São Paulo.
|
|
|
|